O IMPORTAL está contra-indicado em doentes com obstrução intestinal ou suspeita de lesão orgânica no tracto digestivo. O IMPORTAL não pode ser tomado por doentes com galactosémia. Quando o doente já está a tomarIMPORTAL há muito tempo deve controlar os níveis de iões no sangue. Os doentes que vão fazer exames ao intestino ou que estiverem a tomar outros medicamentos devem informar o médico antes de tomar IMPORTAL.
Se o doente, para além da obstipação, sofre de perdas de sangue pelo ânus, tem as fezes pretas, dor abdominal ou emagrecimento marcado, deve consultar o médico o mais rapidamente possível. No caso de obstipação crónica, antes do tratamento com IMPORTAL deve tentar-se o tratamento com dieta rica em fibras, suficiente ingestão de líquidos e actividade física. A experiência com o IMPORTAL na gravidez é limitada, mas não estão relatados efeitos adversos até ao momento. Contudo, como para qualquer medicamento, a administração durante os três primeiros meses de gravidez não está recomendada, excepto se não houver melhor alternativa e se essa for a indicação do médico.
COMO TOMAR IMPORTAL
Adultos (incluindo idosos): a dose diária de IMPORTAL deve ser de 20 mg (2 saquetas), tomados de uma só vez, com refeição da manhã ou da noite. Após alguns dias, uma dose diária de 10 g (1 saqueta) é suficiente para muitos doentes.
Crianças: a dose média diária inicial a usar deve ser de 0,25g/Kg de peso, que corresponde a meia saqueta a uma saqueta para crianças dos seis aos doze anos e uma a duas saquetas, para crianças com mais de 12 anos. OIMPORTALdeve ser administrado numa única dose diária, de manhã ou à noite, na altura da refeição, dissolvido em líquidos ou misturado com alimentos, seguindo-se a ingestão de 1 ou 2 copos de líquidos (200 ml cada).
O efeito laxante do IMPORTAL ocorre mais frequentemente dentro de algumas horas após administração, mas a resposta pode não ocorrer atá ao 2º ou 3º dia depois do inicio do tratamento com IMPORTAL. Deve consultar o seu médico ou farmacêutico se não obtiver efeito laxativo dentro de 4 dias.
O IMPORTAL está aconselhado para tratamentos curtos.
EFEITOS INDESEJÁVEIS DO IMPORTAL
O IMPORTAL no início do tratamento, pode causar desconforto abdominal como meteorismo e flatulência, dor, caimbras ou sensação de enfartamento. Estes efeitos tendem a diminuir ou desaparecer após alguns dias de toma regular de IMPORTAL. Ocasionalmente, podem ocorrer náuseas ou prurido anal, assim como vómitos, em casos raros. Devido à variação do efeito de doente para doente, nalguns pode ocorrer diarreia, que desaparecerá com a redução da dose do IMPORTAL.
Se o doente referir náuseas, deve tomar o IMPORTAL às refeições.
INTERACÇÕES DO IMPORTAL
A utilização concomitante de IMPORTAL com medicamentos antiácidos, usados para prevenir a encefalopatia em doentes com cirrose hepática, pode neutralizar o seu efeito acidificante das fezes.
Tal como todos os laxantes, o IMPORTAL pode aumentar a perda de potássio causada por outros medicamentos, como diuréticos tiazídicos, corticosteróides, carbenoxolona, anfotericina B); a deficiência de potássio pode reforçar o risco de efeitos tóxicos de certos medicamentos usados para tratar doenças do coração (glicosídeos).
O IMPORTAL tem muitas poucas calorias e pode ser administrado a doentes diabéticos.
APRESENTAÇÃO DO IMPORTAL
Embalagem de 20 carteiras de pó oral com 10g
Informamos os nossos clientes que os Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) só poderão ser entregues no Concelho da Maia, no Concelho do Porto e nos respetivos Concelhos Limítrofes.