Rinerge apresenta-se sob a forma de solução para inalação por nebulização. A substância activa é o cloridrato de oximetazolina. Cada ml de solução contém 0,5 mg de cloridrato de oximetazolina. Os outros componentes são: cloreto de benzalcónio (sol. a 50%), fosfato monopotássico, fosfato dissódico di-hidratado, cloreto de sódio e água purificada.
Rinerge encontra-se indicado para o alívio rápido e prolongado da congestão da mucosa nasal e dos seios perinasais associada a constipações, rinite, sinusite, febre dos fenos e outras alergias do tracto respiratório superior. Rinerge está ainda indicado para reduzir o edema, facilitando a visualização das membranas nasal e faríngea antes de procedimentos cirúrgicos e de diagnóstico, bem como para a abertura da trompa de Eustáquio obstruída em doentes com inflamação nos ouvidos. A posologia habitualmente recomendada em adultos e crianças com idade superior a 6 anos consiste em 2 ou 3 aplicações, em cada narina, duas vezes por dia (de manhã e à noite), salvo diferente prescrição médica. Em alguns casos de sinusite a inalação pode ser repetida 10 a 15 minutos mais tarde. Rinerge não deve ser utilizado em automedicação por mais de 3 dias. Rinerge está contra-indicado em doentes com hipersensibilidade à substância activa ou a qualquer um dos excipientes, com sensibilidade conhecida aos efeitos farmacológicos de substâncias adrenérgicas e em crianças com idades inferiores a 6 anos. A dosagem excessiva e/ou prolongada ou uma utilização muito frequente de Rinerge pode provocar irritação da mucosa nasal e, especialmente em crianças, causar efeitos sistémicos. A incidência de efeitos indesejáveis sérios em doentes que recebem dosagens terapêuticas de Rinerge é baixa. Efeitos locais: sensação de queimadura transitória, ardor, aumento da rinorreia ou secura da mucosa nasal e espirros. A utilização prolongada ou excessiva de Rinerge deve ser evitada pois pode provocar congestão de rebound, caracterizada por vermelhidão crónica, edema e rinite. Ocasionalmente, a utilização intranasal de Rinerge pode causar efeitos simpaticomiméticos sistémicos como hipertensão, nervosismo, náuseas, vertigens, cefaleias, insónia, palpitações ou bradicardia reflexa. Set/2009
Informamos os nossos clientes que os Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) só poderão ser entregues no Concelho da Maia, no Concelho do Porto e nos respetivos Concelhos Limítrofes.